CRM é uma abreviação para Customer Relationship Management, que, quando traduzido para o português quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente. Você já ouviu falar por aí que CRM é um software… mas isso é um erro, não na totalidade, mas você vai entender o porquê e nunca mais cometer esse erro.
CRM é uma Filosofia
Toda vez que interagimos com os clientes de uma empresa, estamos estabelecendo um ponto de conexão. Pode ser num simples post como esse, em uma propaganda, em uma negociação, após uma venda, etc.
O Cliente é importante? Obviamente, em todas as empresas privadas, o Cliente é o sentido de existir das empresas. Então, como cuidar e valorizar seus clientes é tão importante quanto ter um ótimo produto que dê lucro. Ou, ainda mais importante em uma empresa de serviços.
CRM é uma cultura
Uma empresa que entende como realizar a correta Gestão de Relacionamento de Clientes traz bons resultados, o CRM passa a ser incorporado na cultura da empresa:
- Há processos bem definidos do que acontece com o cliente em cada momento.
- Há pessoas responsáveis por cada momento da jornada da interação com o cliente.
- Há ferramentas que permitem o controle e automatizam as atividades de relacionamento com o cliente.
- Há métricas para garantir a satisfação do cliente e evolução da equipe.
Quando as equipes encaram o CRM como cultura, o resultado é refletido claramente na eficiência da equipe, tem aumento de lucratividade, crescimento da base de clientes, aumento da satisfação do cliente, etc.
Software de CRM
Sim, essa é a definição mais comum que você vai encontrar por aí. É sim muito importante. Mas por tudo que você leu nos parágrafos anteriores, você entendeu que CRM não é só um software.
Um bom software economiza tempo, centraliza as informações, facilita a vida de toda a cadeia, desde o Cliente até os gestores da empresa.
Nós recomendamos muito, e temos vasta experiência, com o Vtiger CRM. Um software de CRM utilizado no mundo inteiro. É uma ferramenta muito poderosa que pode ser instalado na nuvem, funcionando em qualquer navegador, tablet ou celular.
Possui módulos de Cadastro de Empresas, Contatos, Leads, Oportunidades, Pedidos de Vendas, Produtos, Serviços e muito mais (muito mesmo).
Possibilita a gestão de Pipeline e Funil de Vendas, a criação de Relatórios pelos próprios clientes (sem ter que espera a T.I.) e a automatizar E-mails, SMS, etc.
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